Histórico do ABC Makerspace

De Wikilab Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Logotipo oficial do ABC Makespace

A ideia[editar]

Durante o evento Carnahacking de 2013, realizado no Garoa Hacker Clube, os colegas Emerson "Brutus" Moura (morador da cidade de Santo André) e Sergio Vladisauskis (morador da cidade de São Caetano do Sul) conversaram sobre a hipótese de montar um hackerspace na região do ABC, uma vez que o "Garoa" fica distante da região (pouco mais de 1 hora de carro através de região urbana, fora do horário de pico).

A realização[editar]

Apesar da criação de uma lista de discussão por e-mail na mesma época, o projeto só se concretizou em agosto de 2014, quando a então empresa CubicBlox, dos colegas César Gimenez e Alexandre "Pacman" Pereira, ofereceram espaço para as atividades do grupo em sua sede, na região central da cidade de Santo André. Com o encerramento das atividades da empresa, no início de 2016, os frequentadores mantiveram o espaço até agosto de 2016, enquanto buscavam outras opções de local.

Atividades e frequentadores[editar]

Durante o período de atividades (2014 a 2016), formou-se um grupo de frequentadores interessados nas atividades fixas as terças-feiras (Terça do Arduino) e quintas-feiras (Quinta da Tempestade Cerebral), sempre a noite, onde diversas pessoas se reuniam para tocar projetos, ou apenas para conversar, normalmente sobre tecnologias de TIC, robótica e eletrônica, além de fazer networking acadêmico e profissional. Eventualmente haviam atividades diversas, geralmente ligadas a IoT e retrocomputação, além de mini cursos esporádicos, como Go Lang, Linux, Arduino etc.

Esse grupo de frequentadores sempre foi formado por professores de nível técnico e superior, estudantes em geral e profissionais relacionados.

O Wikilab[editar]

No final de 2016, através de conversas entre o colega Victor "Ubatuba" Fragoso com o prof. Sérgio Amadeu, surgiu o projeto Wikilab dentro do Campus São Bernardo do Campo da UFABC, que se pretendia tornar o novo local de encontro entre os frequentadores do ABC Makerspace (como representante da comunidade da região) e o grupo interno da universidade Lablivre (focado na aplicação social de tecnologias livres), que culminou com um financiamento coletivo e a respectiva construção do galpão de 40m² no final de 2017.

A partir do início de 2018 o espaço Wikilab começou a sediar as atividades de ambos os grupos, ABC Makerspace e Lablivre.


Redes Sociais[editar]