Mudanças entre as edições de "Shellpunks"

De Wikilab Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 40: Linha 40:
 
<li>
 
<li>
 
Organizamos esta atividade junto aos participantes. Manifeste, onde julgar necessário, suas necessidades e capacidades, para participar ou contribuir.
 
Organizamos esta atividade junto aos participantes. Manifeste, onde julgar necessário, suas necessidades e capacidades, para participar ou contribuir.
</li>
+
</li/>
 
 
<li>
 
'''Para maiores esclarecimentos, nos chame pelo [https://riot.im/app/#/room/!mTftlNrhXDxQHwFvET:matrix.org Riot]'''
 
</li>
 
 
</ul>
 
</ul>
  

Edição das 13h11min de 24 de outubro de 2018

"Grupo de estudos de CLI"

Chat--paradigma-matrix.org-74c59d.png Git-lightgrey.png Código de Conduta-red.png

Premissa

Vivemos entre ruas e becos, no domínio da sobrevivência, suada e apreensiva, onde a alta tecnologia é como um zumbido. Subliminar e constante. "Como um experimento em Darwinismo Social, criado por um pesquisador entediado que manteve seu polegar firmemente pressionado no botão de acelerar".

A Grande Ciência neste mundo não é fonte de feitiçarias, maravilhosas e exóticas, mas sim, de um onipresente, intrusivo, e bastante real, poder.

- Bruce Sterling, Preface, Burning Chrome

Nós do coletivo Paradigma organizamos semanalmente no Wikilab uma atividade para a exploração e ampliação do nosso conhecimento coletivo no domínio da Interface de Linha de Comandos, do inglês Command Line Interface (CLI). Através da CLI e seu Shell, ou seja, seu dialeto para a escrita de comandos, podemos interagir com o código fonte do Sistema Operacional e seus programas, modificando-os e criando novos, adequados aos nossos propósitos.

Uma atitude crítica e autônoma, que busca apropriar-se de maneira irrestrita do Sistema Operacional e todas suas capacidades, dá o tom da nossa atividade SHELLPUNKS. Onde os participantes apresentam e discutem entre si novas e interessantes maneiras de expandir suas capacidades para a manipulação do código.

Orientados por facilitadores, cada participante tem a oportunidade de demonstrar aos demais uma forma na qual faz uso da CLI de maneira interativa, apresentar um novo programa ou nova função que criou ou descobriu. Onde possível, após a apresentação, sua contribuição é registrada em um repositório para uso de todos.

Para participar

  • Visando o melhor ambiente para a participação de todos, julgamos impreencindível a aplicação do nosso Código de Conduta, o qual incentivamos à todos se familiarizar.
  • Traga um computador, ou tablet, ou celular. Preferencialmente com acesso à um emulador de terminal. Se você não puder levar um destes aparelhos, você pode solicitar na consulta pública que algum facilitador o empreste um. Se quiser acessar o emulador de terminal por conta própria e não sabe como, consulte os links abaixo de acordo com seu sistema operacional:
  • Organizamos esta atividade junto aos participantes. Manifeste, onde julgar necessário, suas necessidades e capacidades, para participar ou contribuir.

Formato

O evento tem início nas demonstrações dos participantes, estes sob controle de tempo pelos moderadores para que cada apresentação tenha a duração máxima prevista de 15 minutos. No tempo restante até o encerramento da atividade é organizada a resolução colaborativa de desafios técnicos como o Over the Wire e CMD Challenge.

Moderação

Guilherme de Abreu - guilherme(dot)abreu(at)pm(dot)me - PGP


Para maiores esclarecimentos, nos chame pelo Riot